Membro da Cooperciges desde a sua fundação, Dr. Izidro Benezath aponta a importância do cooperativismo na área médica.

21 de novembro de 2018
Posted in Notícias
21 de novembro de 2018 admin

O Dr. Izidro Benezath, importante integrante da Cooperciges, ingressou na cooperativa no ano de sua fundação, em 1996. Cirurgião geral, atua em Vitória e Colatina, e já foi diretor clínico do Hospital e Maternidade Sílvio Avidos, em Colatina, em três ocasiões.

Sua jornada na medicina começou no Espírito Santo, quando formou-se na Emescam, em 1974. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, onde passou dois anos no internato e na residência médica em cirurgia no Hospital Municipal Miguel Couto. Assim que retornou a Vitória, tornou-se um membro da Cooperciges e iniciou os plantões no Hospital Dório Silva.

Segundo o Dr. Izidro, antes da cooperativa, os profissionais da área de cirurgia atuavam de forma dispersa, não havia uma organização de caráter coletivo com que pudessem contar. Além disso, com a falta de capacitação específica em outras regiões do estado, era sempre necessário que os pacientes em condições mais graves fossem transferidos para Vitória.

Na opinião do cirurgião, o cooperativismo veio para mudar esse cenário e agregar à sociedade e aos profissionais filiados. “Com o surgimento das cooperativas médicas, houve uma grande melhoria na capacitação e na qualidade dos serviços prestados, sem falar na união dos profissionais. A cooperativa agrega objetivos comuns, nos põe no mercado de trabalho e nos mantém atualizados”, afirma.

O doutor destaca ainda a importância da Cooperciges para a sociedade capixaba ao oferecer serviços de ponta na área cirúrgica de urgência e emergência, baseados em critérios de educação continuada, cursos e jornadas. Seu conselho para os cooperados mais jovens é de que permaneçam unidos a fim de se manterem fortes e efetivos nos princípios. O cirurgião também ressalta que é preciso estar alerta às mudanças e manter o respeito por todo e qualquer paciente.

Com grande parte de sua história compartilhada com a da Cooperciges, o Dr. Izidro Benezath se mostra extremamente grato aos diretores da cooperativa pela criação e manutenção de uma instituição justa, eficiente e tão significativa para a saúde capixaba.